Todos os dias temos a missão de fazer acontecer. Sim. Mas antes disso há etapas sem as quais nenhum projeto poderia ter sucesso.
Todas elas compõem o planejamento. E ele cumpre funções que vão desde a compreensão do problema e seus impactos, até a definição da estratégia, conceito criativo e todo o passo a passo para a sua implementação.
Nas próximas semanas, vamos trazer reflexões sobre os diferentes aspectos que precisam ser levados em conta na fase de construção do planejamento e a importância de cada um para a fase de execução. Vamos começar pelo começo. O que é preciso identificar para construir a base de um bom plano?
Se você pensou no briefing, está no caminho certo. Mas antes do briefing existem algumas tarefas fundamentais:

1. Levantamento de informações de base: histórico, características do público a ser impactado, mensagens-chave da marca e estratégia de comunicação atual são questões que ajudarão a compor um bom briefing.
2. Expectativas em relação ao projeto que precisa ser pensando: será que todos os interessados e responsáveis pela ação foram envolvidos e ouvidos? Algo pode mudar ao logo do caminho se alguém ficou de fora? Essa é uma reflexão muito importante.
3. Normas e processos obrigatórios: nem sempre o fornecedor está a par de questões específicas do setor ou da companhia. O que pode parecer óbvio para quem está no dia a dia da marcar precisa ser formalizado no briefing pra que seja considerado no planejamento.
4. Budget x entregáveis: qualquer elemento que ficar de fora vai impactar no orçamento, então o exercício sobre o que é esperado evita surpresas e retrabalho.
Tudo na mão? Chegou o momento de preparar o briefing. Na próxima semana vamos trazer um pouco do que não pode faltar!
Comments